Como o Macaquinho Fitness Pode Melhorar sua Performance no Pilates

Mulher praticando Pilates com macaquinho em tons neutros

Quem não ama pilates, boa pessoa não é.

Afinal, o pilates é um exercício que movimenta o corpo todo, fortalece os músculos, traz consciência corporal (essencial em qualquer esporte), melhora a postura e ainda ajuda a desenvolver a flexibilidade.

Não é à toa que ele saiu das clínicas de fisioterapia, reabilitação e hospitais para ganhar o mundo, conquistando o coração de jovens, adultos, idosos e jovens idosos (os adultos com espírito com mais de 75 anos).

Entretanto, para que cada movimento seja bem executado e você consiga se alongar, estender, esticar e suspender, é fundamental trocar a calça jeans por peças mais confortáveis e adequadas, como o macaquinho fitness.

Por que o Pilates Exige Roupas Específicas?

Se você acha que o pilates é fácil, que vai sair de uma sessão relaxada e tranquila, está enganada. Muito enganada.

O pilates é uma modalidade única, com necessidades e demandas corporais beeeem específicas que vão muito além de exercícios simples, exigindo de seus praticantes precisão, fluidez e total consciência corporal.

Para isso, é preciso força, disciplina e foco, já que em uma sessão, você pode passar de uma prancha lateral para um roll-up, seguido do clássico teaser e não vai ser qualquer lookinho que vai acompanhar perfeitamente esses gestos facilitando movimentos precisos e correções durante a prática.

Com as roupas certas, seu instrutor ou instrutora consegue indicar correções precisas, ajudar você a identificar compensações musculares e fazer outros ajustes que podem fazer toda a diferença para o seu treino e o seu corpo.

lateral mostrando postura e alongamento com macaquinho

Como o Macaquinho Fitness se Encaixa Nessa Necessidade e quais são seus benefícios? 

Pois então, senta aqui que a gente conta.

O macaquinho fitness dá match mais perfeito com pilates que você com o fim de semana porque ele segue as linhas naturais do corpo feminino, se movendo harmoniosamente com cada gesto. 

Além disso, ele não tem elástico que marca, cós de calça ou short que embola, top que escorrega e blusas que sobem atrapalhando a sua concentração e, por consequência, o seu movimento.

Como se isso já não fosse incrível, alguns macaquinhos, como os da Legbox, oferecem sustentação e compressão estratégicas que proporcionam:

  • Suporte adequado durante movimentos dinâmicos;
  • Conforto em posições estáticas prolongadas;
  • Estabilidade sem rigidez excessiva;
  • Adaptação a diferentes intensidades de exercício

E esses são só os benefícios funcionais do macaquinho.

Por ser uma única peça resolve toda a questão do vestuário para o treino e para fora dele, eliminando um tempo de decisão desnecessário possibilitando que você saia do estúdio para outros compromissos.

Professor ajustando a postura de aluna com macaquinho

Como Escolher o Macaquinho Ideal para Pilates?

Acessando o site da Legbox, é claro.

Mas além disso, existem alguns critérios que você pode usar para guiar a escolha de uma peça que te proporcione uma sessão confortável (pelo menos no look).

Para começar, o macaquinho ideal para pilates PRECISA (sim, tudo em letra maiúscula) se ajustar perfeitamente ao seu corpinho, sem folgas excessivas que dificultam o movimento, nem apertos que limitem a sua flexibilidade. Para escolher um bom macaquinho de pilates procure por:

  • Tronco: o caimento não pode fazer "barriga", criar vincos ou apertar sua região torácica dificultando a sua respiração;
  • Ajuste nos ombros: as alças não podem escorregar e nem apertar, dando aquela impressão de que vão cortar seus ombros, sabe?
  • Pernas: assim como as alças, as pernocas do macaquinho precisam ser bem ajustadas, de maneira que não enrolem e nem subam durante flexões profundas;
  • Decote: você precisa se sentir confortável com ele, não pode ter a sensação de que a sua garganta está “apertada” e nem que as “meninas” vão pular para fora a qualquer minuto.
Comparação visual entre looks soltos e o macaquinho

Não esqueça de verificar as costuras da peça. Elas devem ser posicionadas estrategicamente para evitar irritações durante movimentos de deslizamento nos equipamentos. 

Tenha sempre em mente que ao escolher o seu lookinho para pilates, ou outro exercício físico, você está investindo não só em performance, mas em bem-estar. 

No caso do macaquinho, ao eliminar distrações, maximizar a liberdade de movimento e oferecer o suporte necessário para cada movimento, essa peça permite que você se conecte completamente com o seu corpo porque a roupa tem que trabalhar a seu favor.

E te deixar linda, mas esse é um bônus.