Top de Academia Feminino: Sustentação, Estilo e Desempenho no Treino

Entre todas as peças essenciais para o treino, existe uma que está lá, desde o início, acompanhando o ritmo, a rotina e os treinos das mulheres, que nunca perdeu seu lugar no pódio e nem foi relegado a segundo plano ou foi considerado tendência.
Se você pensou no top de academia, acertou.
Ao longo dos anos, ele recebeu pequenos ajustes para que pudesse continuar acompanhando a correria feminina durante os treinos, caminhadas e faxinas com conforto e funcionalidade, praticamente a representação física da liberdade, independência, essencial em cada movimento acompanhado por um short ou legging.
Se hoje o macaquinho fitness é sinônimo de praticidade, funcionalidade e versatilidade, é porque o top de academia andou lá atrás, provando por A + B que era digno da nossa confiança.
Importância da Sustentação no Top de Academia
Amore, vamos ser sinceras com você, se você acha que sustentação em um top é luxo ou nem sabia que isso existia, reveja seus conceitos (e nosso blog, tem vários conteúdos sobre o assunto lá. De nada) porque, como toda LegLover sabe, sustentação não é luxo, é uma necessidade e o mínimo que um top de QUALIDADE deve oferecer às suas usuárias.
Em especial para a prática de atividades de alto impacto.
Se você prática atividades como corrida, jump ou crossfit, já deve ter percebido que uma peça, qualquer peça, que não ofereça a sustentação adequada representa uma preocupação a mais, tirando o seu foco da execução do movimento, para o seu corpo.
Um top de academia feminino com sustentação inadequada ou sem sustentação tem a capacidade de transformar o treino em uma experiência frustrante em diversos sentidos, fazendo com que não receba a dose de endorfina adequada e colocando seu réu primário em risco.
Calma, calma. Não precisa se abalar e nem desesperar se você ainda não sabe quais são elementos-chave para a sustentação adequada, nós estamos aqui para te orientar:
- Alças largas e anatômicas: distribuem o peso de forma equilibrada, evitando que toda a pressão se concentre nos ombros.
- Cós reforçado: uma banda inferior resistente e larga, com cerca de 3 ou 4 centímetros, oferece o suporte principal mesmo durante movimentos intensos.
- Bojo embutido ou removível: é uma camada extra de conforto, pois oferece estabilidade melhor.
- Compressão inteligente: abraça o corpo sem apertar demais, mantendo tudo no lugar, mas permitindo respiração natural e movimentação livre.
Mas, como nenhum corpo é igual, na hora de escolher o melhor top e a melhor sustentação para você, as meninas, ou melhor o tamanho do seu busto, precisa ser levado em consideração:
- Busto pequeno: precisa de sustentação leve a média, possibilitando que você possa optar por top mais fashionistas, com recortes, alças finas ou no estilo faixa;
- Busto médio: demanda sustentação média a alta, por isso, priorize as opções com alças largas e cós reforçado;
-
Busto grande: sustentação nunca é demais, escolha modelos com alças largas ou estilo nadador, bojo estruturado e compressão firme.
Essas são alguns elementos fáceis de observar, inclusive nas compras online, mas que com certeza vão ajudar a evitar lesões (box jump pode ser uma exceção), a melhorar o seu desempenho e a refrear a perda sumária do seu réu primário.
Estilo e Tecnologia no Design dos Tops Fitness
Ao comprar um top, procuramos por funcionalidade, mas não é a sustentação, compressão ou outro benefício técnico da peça que vai nos fazer optar por ela porque, assim como a capa é a primeira coisa que chama a atenção em um livro, cores, estampas e recortes são o que chamam a nossa atenção em um top.
Os benefícios técnicos dele vêm depois de abrir a página do produto no site, descer a rolagem olhando atentamente cada modelo, abrindo abas e mais abas no navegador para aí sim, ler as informações relacionadas às opções que gostamos e só então iremos prestar atenção a detalhes como:
- Recortes estratégicos: não são apenas bonitos, eles criam zonas de ventilação, melhoram o caimento e valorizam a silhueta, alongando o tronco, definindo a cintura ou criando um efeito lifting natural;
- Tecidos com proteção UV: essenciais para treinos ao ar livre, protegem a pele delicada do colo e das costas dos danos solares;
- Tecnologia dry fit: acelera a evaporação do suor, mantendo a pele seca e confortável mesmo nos treinos mais intensos;
- Propriedade antibacterianas: combatem odores, mantendo a sensação de frescor por mais tempo.
-
Respirabilidade inteligente: criam um sistema de ventilação natural.
Escolher um top que combine com você, com a sua personalidade e se adeque ao seu treino é fundamental para dar aquele ânimo extra super necessário nos dias em que você não está se sentindo muito bem consigo mesma ou vai treinar na força do (w)ódio.
Modelos Ideais para Cada Tipo de Treino
Existe uma característica que você precisa levar em consideração na hora de escolher seu top que não está relacionado com o seu corpo, gostos e nem com o produto em si. Estamos falando da modalidade esportiva que você prática.
Como cada modalidade esportiva tem suas particularidades, e o top perfeito precisa ser capaz de aguentar a intensidade, os exercícios e as demandas de cada esporte.
- Top de compressão: oferece sustentação máxima através de tecido firme que abraça o corpo como uma segunda pele sendo indicado para esportes de alta intensidade, como corrida, HIIT, crossfit, jump, spinning, entre outros;
- Top nadador: as alças cruzadas nas costas oferece liberdade de movimento para esportes como musculação, pilates, funcional, alongamento;
-
Top com bojo removível: versatilidade, né mores? Com o bojo, oferece mais sustentação, enquanto sem ele, fica mais natural e confortável para treinos leves, como yoga, caminhada, pilates, dança, alongamento;
E pensar que você estava achando que para escolher um top, só precisava saber o seu tamanho, seu modelos e cores preferidos.
Pois é, LegLover, escolher top, assim como escolher legging, short, macaquinho é coisa séria, que demanda análise e estratégia, afinal, ele é um dos aliados do seu corpo, do seu desempenho, do seu conforto e bem-estar.
Dicas para Escolher o Top Ideal para Seu Corpo
Pensando em tudo isso, nós não poderíamos deixar de trazer algumas finais para para ajudar você nessa missão tão importante quanto divertida que é escolher o top de academia ideal para o seu corpitcho.
Conhecer o seu corpo é o primeiro passo para conhecer você mesma e fazer uma escolha acertada, transformando a compra em investimento. Para isso, existem alguns testes que você pode fazer:
- Banda inferior: deve ficar firme mas sem apertar, possibilitando que você passe um dedo por baixo confortavelmente;
- Alças: não devem escorregar nem deixar marcas nos seus ombros;
- Na frente: o tecido deve ficar liso, sem franzir ou fazer dobrinhas. Sobrou tecido? Experimente um tamanho menor.
-
Teste de movimento: levante os braços, agache, pule um pouco e observe se o top permanece no lugar. Dica: tem gente aqui na equipe que dança Katy Perry, enquanto outros fazem burpee (a redatora não indica o primeiro, mas pode ir com fé no primeiro).
Escolher o top certo significa investir em você mesma, no seu conforto, sua confiança e seus resultados ao longo de todo o treino. Quando você se sente bem com o que veste, treina melhor, se dedica mais e conquista seus objetivos com muito mais prazer.