Short Curto x Short de Compressão: qual é melhor para o CrossFit?
Leglover, você também é CrossFit lover?
Se a resposta foi sim, sabe o dilema que é escolher as peças certas para o treino, começando pelo tênis que precisa ser reto para possibilitar estabilidade nos treinos de força, mas também tem que dar conta dos treinos de corrida, qual é melhor compressão pro top, o que o macaquinho precisa ter e o short…
Qual é o melhor short pro CrossFit, o curto ou com compressão?

Ambos têm seus benefícios e indicações, que nós vamos te ajudar a identificar para que você possa escolher o short ideal para WOD, melhorando o seu desempenho, performance e resultados.
Você ainda vai terminar o treino jogada no chão, se esvaindo em suor e se esforçando para não ir de arrasta junto com a sua alma?
Vai, mas fará isso com propriedade e o short certo.
Short Curto: mobilidade máxima para movimentos explosivos
O short curto é conhecido por proporcionar liberdade de movimento, sendo perfeito para dias muito quentes, treinos dinâmicos, ajudar na amplitude de movimento e na realização de movimentos como box jump, burpee e corrida curta.
Isso é possível porque o comprimento do short não restringe o movimento das pernas, permitindo que você atinja a máxima extensão do quadril com mais fluidez e sem qualquer tipo de limitação.
Já nos movimentos que demandam amplitude, como air squats, overhead squats e pull ups, o short curto possibilita que você alcance a profundidade ideal sem sentir o tecido "puxando" ou limitando sua descida.
Quando o Short Curto é a melhor opção?
Você pode estar no seu primeiro mês de crossfit ou já ser uma veterana, mas com certeza já percebeu que cada WOD é um, que corpo será trabalhado de maneira diferente em cada um deles e todos vão acabar com você.
Assim como alguns treinos vão pedir compressão, em outros o que fará diferença é a sensação de leveza e liberdade total de movimento. Para esses, a melhor opção será o short curto, que irá oferecer mobilidade extra para estímulos rápidos, explosivos e de curta duração.
-
Em treinos focados em mobilidade e velocidade: WODs curtos, intensos e com muitos saltos pedem leveza;
-
Em dias quentes ou WODs curtos e intensos: menos tecido significa mais ventilação e conforto térmico.
-
Quando a atleta quiser: o short de compressão pode ter todos os benefícios do mundo, se você preferir leveza e liberdade de movimento, o short curto é para você independente do WOD.
O short curto brilha de verdade quando o treino exige agilidade, velocidade e amplitude de movimento e quando bem escolhido, entrega liberdade sem distrações, permitindo que você foque totalmente em não cair por cima da caixa na execução na execução de cada movimento.

Short de Compressão: estabilidade e conforto
Se fosse preciso definir o short de compressão em uma palavra, ela seria “suporte”.
Com comprimento de médio a longo, ele oferece proteção e firmeza muscular, reduz o atrito gerado pelo contato da pele com a pele, proporciona estabilidade, suporte muscular e não sobe durante exercícios, como remo, assault bike, box jump, corrida, Murph, entre outros.
Quando o short de compressão faz mais sentido?
Existem também aqueles WODs em que o suporte do short de compressão é muito mais vantajoso do que leveza e liberdade. Se você busca estabilidade muscular, proteção contra atrito ou precisa de firmeza em treinos prolongados, o short de compressão é a sua dupla de treino, como:
-
Em WODs longos: o short de compressão auxilia na redução da fadiga muscular e promovem proteção contra atrito em treinos longos, como Murph;
-
Treinos com muito agachamento ou atrito de barra: o short de compressão protege a pele e evita desconforto.
-
Para quem busca estabilidade e firmeza: se você valoriza a sensação de suporte muscular durante os treinos de força, o short de compressão pode ser seu match perfeito.

A compressão bem aplicada pelo short reduz desconfortos, evita que o tecido suba e traz sensação de controle do início ao fim do treino, sendo parte da estratégia de quem busca consistência, firmeza e foco total na performance.
Erros comuns ao escolher short para crossFit
No CrossFit, um detalhe mal escolhido vira canela na quina da caixa distração no WOD e grito do coach. Muitos dos desconfortos durante o treino não têm relação com o exercício em si, mas com decisões equivocadas que poderiam ser evitadas com alguns cuidados na hora de escolher a peça:
-
Short curto demais que sobe durante os saltos: acredite, até o short curto pode ser curto demais e aí não interessa se ele é de qualidade ou confeccionado com o tecido adequado, o short não vai parar. Por isso, busque um comprimento que ofereça liberdade com conforto.
-
Short de compressão com pouca elasticidade: se o tecido não tem elasticidade adequada, ele pode puxar para baixo durante agachamentos profundos, limitando sua amplitude.
-
Tecido fino que marca ou escorrega: infelizmente, apesar de parecerem uma opção leve para os treinos, os tecidos muito finos podem se tornar transparentes com suor e escorregar durante os movimentos.
-
Cintura baixa que não se mantém no lugar: cintura baixa e CrossFit não combinam porque o cós vai enrolar e você vai perder a sustentação abdominal, o foco e a paciência.
Assim como esses erros são simples e fáceis de cometer, evitá-los também é. Com um pouco de atenção e provando o short para Crossfit no momento da compra ou assim que ele chegar na sua casa, você consegue evitar problemas e fazer a melhor escolha.
Outra maneira de comprar o short para crossfit mais adequado para você é passar na Legbox, onde você encontra opções de short curto e com compressão que aliam design e elasticidade com a qualidade que você precisa para treinar com tranquilidade e foco.
FAQ
Qual o melhor short para CrossFit?
Depende do treino e da sua preferência, mas WODs curtos e explosivos combinam com short curto, enquanto WODs longos pedem compressão.
Short de compressão é bom para CrossFit?
Sim, especialmente para os longões, com atrito e alto volume de repetição.
Short curto atrapalha no agachamento?
Não, pelo contrário. O short curto oferece maior liberdade de movimento em agachamentos profundos, facilitando a realização do movimento. O importante é escolher um modelo que não suba durante o movimento.
Short que não sobe existe?
Claro! Busque modelos com compressão adequada e bom recorte anatômico.
Qual roupa usar para saltar no CrossFit?
Com proteção reforçada na canela, se o pulo for na caixa. Brincadeira.
Para box jumps e saltos, priorize shorts que não restrinjam o movimento das pernas e que tenham cintura firme, evitando modelos com cintura baixa ou tecidos escorregadios.
Como escolher short para WOD?
Em geral, os apps dos boxes disponibilizam o treino do dia. Faça uma breve análise para decidir se você quer ir a melhor opção: se tem muito agachamento, remo ou bike, prefira compressão. Se é focado em saltos, corrida e movimentos ginásticos, o curto pode ser melhor.