Guia Rápido: Encontre o Top Ideal Para Correr e Melhore Sua Performance

Corredora com top fitness Legbox

Lá está você, lépida e faceira, concentrada no pace, analisando se está mantendo, se está pronta para aumentar ou se o melhor é reduzir para descansar um pouco sem precisar parar quando ela, a alça do seu top, escorrega do ombro para o braço ou começar a apertar de uma forma incômoda, acabando com a sua concentração.

O top errado não só é motivo de descontração e incômodo, mas também vai deixar você na mão no início, meio, fim ou ao longo do treino inteiro por não oferecer a sustentação que você precisa, por atrapalhar nos seus movimentos ou impedir a respiração correta.

O top, assim como o tênis, o short, a legging e o macaquinho precisa ser o seu aliado na prática esportiva, proporcionando segurança, conforto e confiança porque se o modelo errado te limita, o certo vai abrir novos caminhos reais e metafóricos.

Por Que Usar um Top Específico Para Corrida?

Mas com certeza.

Muitas corredoras, iniciantes and experientes, acabam optando por tops comuns, aqueles que você encontra em qualquer loja de roupas, ou sutiãs para treinar por uma questão de economia e praticidade.

O problema é que, independente da qualidade, essas peças não têm a estrutura, não são confeccionadas com os materiais ou a tecnologia necessárias para oferecer o suporte que o seu corpo precisa durante a corrida. O resultado podem ser lesões, dores agudas durante o treino e crônicas nas costas, pescoço e ombros porque o corpo vai tentar compensar a falta de suporte tensionando outras áreas.

Já um top desenvolvido para corrida irá oferecer a proteção real que você precisa para evitar esses problemas:

  • Tecidos inteligentes: os tecidos com os quais essas peças são confeccionadas facilitam a evaporação de grandes volumes de suor.
  • Costuras: são projetadas para evitar pontos de atrito, prevenindo as irritações dolorosas que aparecem depois de treinos longos.
  • Estruturas de suporte: muitos tops de corrida são confeccionados com banda inferior mais larga e firme, alças com design ergonômico que distribuem o peso adequadamente e painéis internos de reforço.
  • Respirabilidade: os tops contam com painéis de mesh estrategicamente posicionados nas áreas de maior aquecimento, facilitando a circulação de ar e a regulação da temperatura corporal.

Isso significa que você deve jogar todos os seus tops comuns fora? Não, eles podem ser usados durante a faxina no verão ou nos seus momentos de lazer.

Porém, para os treinos, você precisa de um top desenvolvido para atender as necessidades do seu corpo tanto em uma corrida de aquecimento quanto em um treino pesadão, daqueles que faz o rosto esquentar, o suor escorrer e você se perguntar o que está fazendo da sua vida, mas te deixa feliz por ver o quanto já progrediu.

Tabela comparativa tipos de tops

Tipos de Top Para Corrida: Encontre o Ideal Para Você

Depois de ler a seção anterior talvez você esteja se perguntando “ó, e agora quem poderá me ajudar a encontrar o top perfeito para mim?”, certo?

O Chapolin Colorado não vai correr ao seu auxílio, mas nós estamos aqui para proporcionar o conhecimento que você precisa na hora de escolher um top para chamar de seu. 

Top de compressão ou encapsulado

Deixa a gente te contar que não tem modelo certo ou errado, é mais uma questão de preferência, do modelo que funciona melhor para você.

Vamos começar pelos tops de compressão, que funcionam como uma segunda pele superaderente, mantendo tudo no lugar e te proporcionando estabilidade,, já que a compressão distribui a pressão de forma uniforme por toda a área, evitando sobrecarga. Ao usar esse modelo, você terá a sensação de ser "abraçada" pela peça, aumentando a sua segurança e o seu foco.

Já os tops encapsulados funcionam de uma forma diferente, priorizando o seu conforto, já que o suporte vem das copas, estrutura que atua individualmente em cada seio, das alças e da banda inferior, principalmente porque muitos modelos oferecem alças, permitindo que você encontre o nível exato de suporte que precisa.

O ideal é que você experimente um top de cada tipo para avaliar com qual você se sente mais confiante e confortável. Muitas corredoras acabam tendo os dois tipos no armário, usando o top de compressão para treinos mais pesados e o encapsulado para os de média intensidade. 

Vai de você, do seu corpo e das suas preferências.

Níveis de Suporte: Qual é o Necessário Para Sua Corrida?

O nível de suporte oferecido pela peça é outro ponto que deve ser analisado com muito cuidado. Mas antes, uma explicação técnica e breve.

A classificação de impacto leva em consideração a intensidade do movimento, a quantidade de saltos ou impacto vertical envolvido na atividade e a velocidade dos movimentos ao longo da corrida ou de outros esportes. Existem três níveis de impacto:

  • Baixo impacto: são atividades mais suaves, em que saltos, movimentos aéreos ou impactos verticais são poucos ou inexistentes, como é o caso do yoga, pilates, caminhadas tranquilas, alongamentos e treinos em que você permanece com os pés no chão.
  • Médio impacto: aqui nós temos o meio-termo, uma espécie de equilíbrio já que demandam mais sustentação, mas com certo nível de conforto e flexibilidade. São atividades como corridas leves e moderadas, treinos funcionais que alternam entre exercícios de força e cardio, aulas de dança ou zumba, ciclismo indoor.
  • Alto impacto: são atividades que envolvem muitos saltos, demandam alta velocidade e movimentos explosivos. Além da corrida, são atividades como crossfit, HIIT.

Cada tipo de impacto têm as suas necessidades, mas aqui vamos focar nas da corrida, que é um esporte de alto impacto, que demanda muito esforço do seu corpo e nesse caso, você precisa de um top que possa suportar todo esforço que será feito.

Para que você se sinta segura durante o treino, é importante que o seu top tenha a banda inferior mais larga e firme, alças mais estruturadas (Dica: aquelas cruzadas nas costas oferecem melhor distribuição de peso) e compressão de média a alta ou copas super estruturadas. 

Assim, você poderá acelerar, saltar e fazer movimentos explosivos sem nenhuma preocupação, além de manter o foco na técnica, na respiração e na estratégia do treino. É libertador.

Mulheres correndo com tops fitness Legbox

Tecidos e Tecnologias: Conforto e Performance em Primeiro Lugar

Talvez você ache que tecido é só um detalhe, que se o do seu top tiver elasticidade suficiente para entrar no seu corpo já está ótimo. A gente queria poder concordar, mas não podemos.

O tecido tem um papel tão fundamental para o seu bem-estar durante a corrida quanto o tipo de top escolhido e as características estruturais dele, sendo responsável por gerenciar o suor, regular a temperatura, possibilitar elasticidade para movimentos amplos e ter durabilidade para aguentar o atrito constante.

Ufa, deu para cansarmos listando todas as responsabilidades do tecido…

Mas é importante fazermos isso porque ele também terá um impacto sobre a sua performance, já que a união de todos esses fatores irá proporcionar conforto e desempenho. A capacidade de regular a temperatura, por exemplo, ajuda a manter o seu corpo na temperatura normal, especialmente nos dias mais quentes.

Tecidos tecnológicos, como poliéster com tecnologia Dryfit e poliamida de alta performance, são desenvolvidos com uma estrutura molecular específica que tem propriedades que repelem a água, ajudando o suor a evaporar rapidamente.

Além disso, as costuras são planas, uma técnica especial que deixa a união dos tecidos praticamente sem elevação e posicionadas longe das áreas de maior movimento e atrito, como ombros e axilas.

Talvez você ainda ache que o tecido tecnológico e as costuras ainda são detalhes, mas depois de experimentar um top com tecnologia dryfit e no qual você mal sente a linha no seu corpo, nunca mais vai querer o contrário.

Acredite, a diferença é gritante.

Tecidos tecnológicos fitness

Guia de Tamanhos e Ajuste: Encontre o Seu Top Perfeito

E vamos para as dicas sobre tamanhos! Sabemos que você estava esperando ansiosamente por elas.

O ideal é experimentar o top para ver como você se sente com ele e o caimento no seu corpo. Como nas compras online isso não é possível, sempre confira a tabela de medidas comparando-as com as suas para ter certeza de que está investindo na peça certa.

Chegou, provou e não rolou? Solicite a troca imediatamente. 

Empresas sérias e confiáveis, como a Legbox, deixam a política de troca e devolução bem clara no site. Por isso, não esqueça de conferir essa informação antes de finalizar o carrinho, ok?

Agora, vamos para os pontos estruturais do top que você precisa analisar para saber se ele é perfeito para acompanhar o seu pace nos dias mais e menos inspirados:

  • Banda inferior: deve ficar firme e paralela ao chão, circundando todo o tórax sem escorregar, enrolar ou subir, quando você levantar os braços, ela pode subir um pouquinho, mas deve voltar ao lugar quando você os abaixa e não pode apertar o seu tórax.
  • Alças: devem sustentar sem escorregar e sem cravar (deixar marcas na pele). O ideal é que você consiga deslizar dois dedos confortavelmente embaixo das alças, ótimo.
  • Copas (em tops encapsulados): Os seios devem ficar dentro das copas, sem sair pelas laterais (aquele efeito de "quatro seios"), sem sobrar espaço (rugas ou bolhas no tecido da copa) e sem achatar demais, e você deve conseguir respirar profundamente sem sentir compressão excessiva no peito.

Não adianta nada você investir em um top todo trabalhado na tecnologia se ele não serve direito. Por isso, sempre consulte a tabela de tamanhos e não tenha medo de experimentar tamanhos diferentes ou trocar se necessário porque o top ideal não demanda ajustes constantes, é confortável e te ajuda a manter o foco.

Como medir o tamanho do top

Cuidados e manutenção: prolongue a vida útil do seu top

Você não vai investir o seu precioso tempo pesquisando o top ideal para que ele se desfaça na segunda lavagem. Só que a peça pode ser da melhor qualidade, se ela não for lavada da maneira correta não vai durar muito tempo. 

Nunca use água quente

Nunca, jamais, never.

A água quente quebra as fibras elásticas, destrói as propriedades do tecido e pode até causar desbotamento. A temperatura ideal é água fria (as corredoras do Sul choram no inverno) ou morna no máximo até 30°C.

Amaciante é proibido

É doloroso dizer que você não pode ter seu top com aquele cheirinho gostoso que o amaciante deixa. Só que o amaciante prejudica a tecnologia aplicada ao seu top, em especial a de evaporação de água, visto que ele cria uma barreira impedindo que a umidade evapore, o que pode causar acúmulo de resíduos que facilitam a proliferação de bactérias causadoras de odor.

O ideal é lavar à mão

A máquina pode quebrar as fibras do tecido e diminuir a durabilidade do seu top. Se precisar usar a máquina, coloque o top dentro de um saco protetor para roupas delicadas, use o ciclo delicado ou de roupas finas, água fria e sabão líquido neutro em quantidade moderada.

Também evite lavar junto com peças pesadas (como jeans e toalhas) que podem amassar e deformar o top, e não use centrifugação em velocidade alta em hipótese alguma

Secagem

Voltamos aos tempos dos maias e astecas porque o seu top DEVE ser colocado para secar no varal à sombra e em local ventilado. O calor intenso é um dos maiores inimigos de tecidos elásticos e tecnológicos. 

Além disso, não pendure pelo meio ou pelas alças, estenda sobre um varal ou superfície plana para que o peso da água não deforme a peça.

Cuidar adequadamente do seu top esportivo é valorizar a sua peça e o seu investimento, aumentando seu tempo de vida e fazendo com que ele mantenha a aparência de novo por mais tempo.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Qual o melhor tipo de top para quem tem seios grandes?

Para seios grandes, o ideal são tops de compressão ou encapsulados de alto impacto, com alças largas (mínimo 2 a 3 cm de largura) para distribuir melhor o peso e evitar que marquem os ombros, banda inferior bem larga e estruturada (de 5 cm ou mais) para dar base de sustentação firme, e se possível, fechos ajustáveis nas costas. 

Como saber se o top está no tamanho correto?

O top ideal fica firme mas não causa desconforto, possibilitando que você respire normalmente, inspirando profundamente sem sentir aperto excessivo, a banda inferior deve ficar paralela ao chão e não subir quando você levanta os braços, as alças proporcionam sustentação sem escorregar e sem deixar marcas profundas nos ombros, os seios ficam completamente contidos, sem extravasar pelas laterais e sem sobrar espaço no bojo (no caso de tops encapsulados). 

Com que frequência devo trocar meu top de corrida?

Depende da frequência de uso, intensidade dos treinos e cuidados com a peça. Em média, um bom top dura entre 6 meses a 1 ano. 

Posso usar o mesmo top para corrida e musculação?

Sim, desde que ele ofereça o suporte adequado para ambas as atividades. Tops de médio e alto impacto geralmente funcionam bem tanto para corrida quanto para musculação. Como a corrida tende a exigir mais suporte devido ao impacto repetitivo, então se o top é bom para correr, provavelmente será suficiente para musculação.

Mas, atenção! O contrário nem sempre é verdade e um top que funciona para musculação pode não ter suporte suficiente para corrida.

Onde encontrar tops de corrida de qualidade?

Aqui na Legbox, você encontra tops desenvolvidos pensando nas necessidades reais de mulheres que (nem sempre) treinam sério. Nossos tops são projetados para durar, para te dar segurança em cada passada e para que você se sinta incrível durante e depois do treino.

Agora você tem todo o conhecimento necessário para escolher o top ideal para suas corridas. Não é sobre comprar o mais caro ou o mais bonito, é sobre encontrar aquele que entende seu corpo, respeite suas necessidades e te dê a confiança necessária para evoluir a cada treino.

Na Legbox você encontra modelos incríveis e desenvolvidos com a tecnologia necessária para auxiliar na sua performance e no seu bem-estar durante as provas e os treinos. Explore nossa coleção completa e descubra peças que foram feitas para mulheres que, como você, não abrem mão de qualidade quando o assunto é cuidar do corpo e buscar seus objetivos.

Boa corrida!