O Que Procurar em um Macaquinho Feminino para Prática de Pilates?

Você já reparou que o pilates e a yoga se assemelham em diversos aspectos? Ambas exigem muito foco no momento presente e uma conexão intensa entre o corpo e a mente para que os movimentos, transições e respiração aconteçam de maneira natural, mas com consciência.
Assim como na yoga, a escolha da roupa certa é fundamental para facilitar a realização de cada exercício e nestes cenários o macaquinho fit se destaca não como uma opção, mas como uma solução inteligente e funcional, oferecendo praticidade, conforto e estilo em uma única peça.
Nós já tivemos uma conversa com você sobre a relação entre o macaquinho e a yoga e também já batemos um papo sobre a influência do macaquinho na sua performance no pilates. Agora, chegou a hora de nós te explicarmos o que procurar em um macaquinho fitness para pilates.
Pronta?
Então ajeita essa postura, inspira bem fundo, solta devagar e vamos lá.
Principais Características que um Macaquinho para Pilates Deve Ter
Vamos deixar bem claro que aqui não estamos falando de qualquer macaquinho.
Estamos falando da PEÇA, aquela perfeita para você praticar pilates, que valoriza o seu corpo enquanto te dá segurança para se movimentar com confiança e segurança no solo ou nos equipamentos.
Para isso, além da estética, existem alguns elementos fundamentais que você precisa observar, pois eles vão impactar diretamente na sua experiência.
O tecido precisa ser leve, elástico e respirável
Amiga… ai, amiga. Não tem outra forma de dizermos isso a não ser a direta: o tecido vai impactar no comportamento do macaquito durante o treino.
Não tem jeito.
Para ter a liberdade de movimento que você precisa para os alongamentos, manter a sua temperatura corporal equilibrada, e não incomodar durante as transições, você precisa do tecido certo e os mais indicados são:
- Poliamida com elastano: oferece alta elasticidade e recuperação da forma;
- Poliamida com viscose: suave, tem boa respirabilidade e boa resistência;
Esses tecidos possibilitam que o macaquinho acompanhe naturalmente cada movimento, dando a impressão de que você está usando uma segunda pele, a peça está presente, mas sem restringir.
Compressão na Medida Certa
Apostamos que, até começar a acompanhar esse blog, você só tinha ouvido falar em meias com compressão e só porque a sua tia idosa usa.
Em uma peça fit, a compressão funciona mais ou menos da mesma maneira, ela oferece sustentação muscular, melhora a circulação durante os exercícios e reduz a fadiga corporal.
Modelagem Anatômica e Sem Costuras Grosseiras
Uma boa modelagem anatômica respeita as curvas naturais do seu corpo, facilitando a movimentação ao longo de toda a prática de pilates.
Além disso, ela tem alguns bônus que, com certeza, dão um up na autoestima como cintura ajustada e caimento natural no busto, com um decote que cobre bem sem apertar.
Com relação às costuras…
Pode admitir, você nunca considerou a costura de um look, para pilates ou não, antes de vestir, fazer o exercício e ela incomodar, certo? Tudo bem, a gente também já passou por isso e temos conhecimento de causa no assunto.
Sempre que possível, opte por macaquinho fitness sem costura, pois assim você elimina toda e qualquer irritação que as costuras podem causar. Se não for possível, opte por costuras planas e reforçadas que são quase invisíveis e duráveis.
A costura e a modelagem são detalhes que geralmente a gente não considera antes da compra, no primeiro só pensamos quando nos sentimos apertadas ou expostas, enquanto o segundo só vem na mente quando começa a se desfazer.
Entretanto, agora que você já conhece a importância desses elementos para a sua tranquilidade durante a prática de pilates, temos certeza de que você irá considerá-los no momento da compra.
Alças que Não Escorregam + Decote Seguro
Só quem já viveu alças escorregando pelo ombro em um exercício sabe a desgraça que é.
Contar com uma parte superior estável é fundamental para manter a concentração durante a prática. Um macaquinho com alças que escorregam ou decotes inadequados distraem e comprometem a qualidade dos exercícios. Para evitar esse problema, anota aí as características das alças perfeitas:
- Largura adequada: pro peso ficar uniformemente distribuído nos ombros;
- Design ergonômico: segue a anatomia natural dos ombros;
No caso do decote, considere o que você espera dele e qual estilo faz com que você se sinta melhor:
- Decote reto: um clássico funcional que é perfeito para todas as atividades;
- Decote em V suave: elegância com cobertura;
- Decote com recortes estratégicos: melhora a ventilação sem comprometer a segurança;
- Decote com suporte interno: Oferece sustentação extra quando necessário.
A combinação alças + decote é fundamental para manter o foco na prática do pilates e não na roupa, possibilitando que você se dedique aos exercícios sem preocupações, com a precisão e concentração que o pilates exige.
Bojo Removível ou Embutido (Opcional)
Assim como cores, gostos e amores, com bojo removível ou embutido é algo que não se discute, é uma questão de preferência pessoal. Mesmo assim, como nós somos mais pitaqueiras que vizinha fofoqueira, vamos opinar explicando as vantagens de cada tipo de bojo:
- Bojo removível: o suporte pode ser considerado personalizado, é mais fácil de lavar, é mais fácil de ajustar e a durabilidade é maior;
- Bojo embutido: é prático, não desloca a medida que você se move, tem maior suporte e proporciona mais conforto.
Não somente para escolher entre bojo removível ou embutido, mas ao considerar cada característica que citamos aqui você deve levar em conta o seu estilo pessoal, nas suas necessidades de suporte e nas suas preferências de prática porque, para que você se sinta 100% bem durante o pilates, você precisa se sentir bem com você mesma, na sua pele e com as peças que a protegem.
Estilo e Versatilidade: Macaquinho Além do Estúdio
A fronteira entre moda fitness e a cotidiana nunca foi tão tênue e nenhuma peça representa melhor essa evolução do que o macaquinho fitness.
Quando você investe em um macaquinho de qualidade, está adquirindo múltiplas possibilidades de uso que vão muito além do estúdio de pilates ou yoga, da academia, do box de crossfit, entre outras práticas esportivas.
O macaquinho feminino, com toda a sua beleza e versatilidade, transcendeu os limites do esportivo e conquistou espaço no guarda-roupa cotidiano, vestindo as mulheres modernas em diferentes ocasiões.
Cores neutra, recortes estratégicos e cortes mais minimalistas quando combinados com as peças certas, são perfeitos para o home office, uma saída com as amigas ou até mesmo para o trabalho:
- Blazers estruturados: acrescentam sofisticação, sendo perfeitos para ambientes mais formais;
- Cardigans longos: criam camadas interessantes e conforto extra;
Jaquetas jeans: a casualidade que o estilo urbano demanda; - Camisas em alfaiataria: elegância mantendo o conforto.
Deu para perceber que mais do que uma roupa de pilates, o macaquinho é uma solução completa para mulheres que não têm tempo a perder, sendo a prova de que funcionalidade, conforto e estilo coexistem perfeitamente, criando infinitas possibilidades para que você expresse a sua personalidade.
Dicas Bônus na Hora da Compra do Seu Macaquinho para Pilates
Como a gente AMA falar sobre moda, moda fitness e sair com um achadinhos em forma de dica bônus, garimpamos essas para você:
- Se com a compra é física, faça alguns agachamentos profundos para verificar se a peça acompanha o movimento;
- Levante os braços acima da cabeça e observe se há restrições;
- Faça uma torção lateral para testar a elasticidade do tecido;
- Antes de vestir, estique ligeiramente o tecido contra a luz para confirmar se não tem transparência;
- Repita o teste depois de vestida e em frente ao espelho para ver se ele é zero transparência;
- Na dúvida, passa na Legbox. As peças são bonitas, contam com costuras reforçadas e forro preto, no melhor estilo blackout.
Ao escolher o macaquinho ideal para pilates você está investindo na qualidade da sua prática, em liberdade e em você mesma. Afinal, quando você se sente bem com o que veste, se torna mais confiante e sua performance melhora naturalmente.