Top Cropped ou Top Faixa: Qual é o Melhor Para Cada Tipo de Corpo?

Mulheres usando top faixa e top cropped preto

Lá está você, de pijama, banho tomado, pronta para dormir, só falta uma coisa para que você possa se aninhar entre os lençóis, a cabeça repousando confortavelmente no travesseiro: terminar de arrumar a mochila ou bolsa para o treino do dia seguinte.

A legging, a camiseta, estampada com uma ilustração divertida e frase “treino fofo, não bonito”, meia, tênis e necessaire já estão guardadas, falta somente escolher entre o top cropped ou faixa. E você se pergunta como é que uma peça tão pequena dá tanto trabalho? 

Você pensa em chamar o Chapolin Colorado, mas ele dificilmente vai saber qual é o modelo que oferece mais conforto e sustentação para o esporte que você pratica, seja ele de baixo, médio ou alto impacto.

Mas nós sabemos e estamos aqui para ajudar você. Por isso, segura nas nossas mãos de unhas bem feitas e calos da barra fixa e vamos lá.

O que é um Top Faixa? 

É uma faixa, oras.

Brincadeira.

O top faixa é um modelo simples, versátil e minimalista, que se caracteriza por ser mais curto, geralmente terminando acima da cintura, e sem alças. Ele é perfeito para quem ama um visual mais despojado, com peças que podem ser usadas na academia e na balada com a mesma naturalidade.

Quando se trata de esportes…

Por não ter alça, a sustentação do top faixa é considerada baixa, sendo indicada para as praticantes de atividades como yoga, pilates ou caminhadas, com busto médio ou pequeno, mas talvez a sua maior vantagem seja o alongamento visual que proporciona e a liberdade para realizar os movimentos que demandam maior flexibilidade. 

Mulher usando top faixa preto com calça

O que é um Top Cropped? 

Nós tentamos ser imparciais aqui, mas quase se trata do cropped é difícil.

Ele é uma das nossas peças queridinhas, contando com um lugar cativo em nossos corações e bolsas de treino. Isso porque o top cropped é estruturado, oferece maior cobertura, segurança e suporte durante os treinos que fazem a gente achar que vai de arrasta.

Como se isso não fosse o suficiente, assim como o top faixa, ele tem estilo. Pode ser usado no treino ou fora dele, com um short de cintura alta, jeans ou calça em alfaiataria, basta combinar com os calçados e acessórios certos, no melhor estilo athleisure.

Mulher usando top cropped com jaqueta aberta

Como Escolher o Top Ideal Para Seu Tipo de Corpo 

Aí está você, olhando do top faixa para o cropped e de volta para o faixa, com a mesma dúvida com a qual começou a ler esse artigo: “qual é a melhor para o treino de amanhã?”.

Você já analisou todas as características estéticas e físicas do top e acredita estar quase pronta para fazer a melhor escolha, falta apenas considerar o seu tipo de corpo.

  • Para bustos grandes: opte por um top cropped com alças largas, bojo moldado para sustentação adequada, alta sustentação e faixa peitoral reforçada para estabilidade;
  • Para bustos pequenos a médios: o top faixa é seu melhor amigo porque vai valorizar seu busto e oferecer liberdade total de movimento;
  • Para torsos curtos: o top faixa vai dar aquela alongada marota no seu corpo, criando linhas mais fluidas e dando a impressão de que você é mais alta;
  • Para torsos longos: bora lá de cropped, amore! Ele reduz visualmente o comprimento do tronco, equilibrando a silhueta  e dando aquela valorizada no visual.

Além do seu biotipo, não esqueça de considerar qual é a atividade que você vai praticar amanhã, ok? Lembre-se que esportes de baixo impacto super combinam com os tops faixa, enquanto os de alto impacto pedem a sustentação do cropped.

Comparação entre top cropped e top faixa feminino

Estilo e ocasiões de uso 

Não existe certo ou errado quando falamos de moda fitness. O que importa é que você se sinta confortável e segura para se dedicar ao treino, entregando o seu melhor desempenho e realizando os movimentos com fluidez e flexibilidade. 

Essa versatilidade de peças e práticas esportivas, além da endorfina liberada ao longo do treino, é o que faz com que a gente queira treinar. Ao conhecer seu corpo e entender as características do esporte que irá praticar, você consegue explorar as peças com confiança, arriscando nas composições.

E aí, qual é o seu treino e a sua escolha para amanhã?